Indignação

Bebedouro de mercado em SG deixa mais de 60 funcionários doentes

Problema aconteceu na manhã desta sexta-feira

Segundo funcionários, bebedouro em questão não recebia manutenção
Segundo funcionários, bebedouro em questão não recebia manutenção |  Foto: Divulgação

O que era para ser mais um dia normal de trabalho para os funcionários do Assaí Atacadista em Alcântara, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, transformou-se em um caso de saúde pública. 

Na manhã desta sexta-feira (8), mais de 60 funcionários, juntamente com os promotores, foram surpreendidos por uma série de sintomas alarmantes após consumirem a água de um bebedouro interno da loja, no dia anterior.  

A causa, apontada pelos funcionários impactados, é de que a água fornecida pela loja estaria contaminada. De acordo com eles, o bebedouro em questão não estava recebendo a devida manutenção, o que pode ter resultado na contaminação da água consumida.

Após o ocorrido, o ambiente de trabalho se transformou rapidamente em um cenário de emergência, com a maioria dos colaboradores sendo afetada de maneira abrupta e simultânea. Entre os sintomas relatados, foram descritas dores abdominais, diarreia persistente e intensas dores de cabeça.

"As dores eram tão intensas que mal conseguia continuar trabalhando. Tive que sair às pressas do meu turno e correr para o hospital. Fiquei lá por horas, sendo examinado e tratado por causa dos sintomas que surgiram depois de consumir aquela água do bebedouro interno", relatou um funcionário que não quis se identificar. 

Segundo ele, a situação é inadmissível e cobra que alguma medida seja tomada. 

Estou indignado com tudo isso. Como podem negligenciar a manutenção de algo tão básico quanto um bebedouro? Isso não é justo com a gente, que confia na empresa para garantir um ambiente de trabalho seguro. funcionário,

A gravidade da situação exigiu que diversos trabalhadores fossem prontamente encaminhados para unidades hospitalares em busca de tratamento médico urgente.

Segundo os trabalhadores, os sintomas apresentados, que incluem casos de infecções intestinais diagnosticadas, levaram à interdição temporária tanto do Assaí Atacadista quanto das lojas que ficam na entrada do estabelecimento durante a tarde desta sexta. 

O Assaí Atacadista confirmou o problema e disse que inutilizou os bebedouros do estabelecimento até a conclusão de análise da água do equipamento. Segue a nota na íntegra. 

A companhia encaminhou médicos, enfermeiros, engenheiros e técnicos de segurança para dar toda a assistência necessária, além de nutricionista. Foram realizadas consultas médicas individuais, encaminhando alguns de nossos colaboradores ao pronto atendimento de hospitais próximos. Todos foram medicados e estão se recuperando bem e seguem com acompanhamento do nosso médico. Não houve novos casos desde então. Além disso, os mesmos sintomas foram observados em lojistas que não possuem acesso à mesma água ou alimentação dos colaboradores. Mesmo estando com a manutenção em dia, a loja inutilizou os bebedouros e está entregando água mineral e isotônico ao time interno enquanto a análise do material não é concluída por laboratórios especializados. A alimentação do refeitório também está sendo analisada e um cardápio especial foi montado para os próximos dias. O Assaí reforça sua total atenção com os colaboradores: não mediu esforços para ampará-los e está totalmente empenhado em identificar as causas do ocorrido.

< Campo de São Bento abre a decoração de Natal de Niterói É hoje! Veja o roteiro da Caravana de Natal da Coca-Cola em Niterói <